Ecocardiograma transtorácico

Exame de ultrassom do coração, que estuda a estrutura e sua função.

Este exame é frequentemente empregado na avaliação dos pacientes com sopro cardíaco, sintomas de palpitação, síncope, falta de ar, dor torácica ou portadores de diversas doenças cardíacas como doenças do músculo cardíaco, como: infarto do miocárdio, miocardiopatias, insuficiência cardíaca, doenças das valvas, anomalias congênitas, entre outras.

A ecocardiografia apresenta imagens estáticas e em movimento do músculo e das valvas cardíacas, além disso, através do mapeamento de fluxos em corespela técnica Doppler, podemos identificar a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas.

Modalidade Ecocardiograma

Ecocardiograma Transtorácico

Também referido simplesmente como ecocardiograma, é a mais realizada de todas as modalidades. Neste caso o transdutor (ou sonda) é colocado sobre o tórax do paciente.

Consiste em um exame não invasivo e altamente acurado para avaliar o miocárdio, as valvas e o fluxo de sangue no interior das cavidades do coração, através do ultrassom e da análise do sinal doppler (estudo do fluxo sanguíneo).

Indicações Gerais:

Definição das dimensões das cavidades cardíacas e da espessura de suas paredes;

Avaliação morfofuncional das valvas cardíacas;

Avaliação da função sistólica e diastólica dos ventrículos e da contratilidade segmentar;

Análise da anatomia do pericárdio;

Definição da anatomia das cardiopatias congênitas;

Avaliação da aorta, artéria pulmonar e veias cavas;

Pesquisar a presença de trombos intracavitários e imagens sugestivas de vegetações;

Avaliação da presença de doença cardíaca em pessoas de risco: portadores de hipertensão arterial, sintomas cardiológicos (falta de ar, dores no peito, angina, palpitações); 

Avaliação para liberação para atividade física competitiva, visando excluir principalmente a miocardiopatia hipertrófica, principal causa morte súbita em atletas;

Avaliação de causas obstrutivas de síncope.

Contraindicações:

Não há contraindicações para o ecocardiograma transtorácico.

Limitações do Exame:

Em pacientes que apresentem:

Limitação de janela acústica por interposição de ar ou tecidos (enfisema subcutâneo, doença pulmonar obstrutiva periférica (DPOC), obesidade, prótese mamária, entre outras);

Limitação de acesso ao tórax (curativos, feridas cirúrgicas, drenos, entre outros).

Preparo:

Não é necessária nenhuma preparação antes do exame em adultos e crianças.

Ecocardiograma Sob Estresse Físico

O Ecocardiograma Sob estresse Físico aumenta a demanda de oxigênio do coração, permitindo diagnosticar uma deficiência na contratilidade regional do músculo cardíaco (miocárdio), decorrente de uma inadequada perfusão sanguínea, geralmente consequente a uma obstrução nas artérias coronárias.

O Ecocardiograma Sob Estresse Físico é uma modalidade de exame ecocardiográfico amplamente utilizada para investigação diagnóstica de isquemia miocárdica.

Ao contrário e em vantagem em relação à Cintilografia e ao Eco Sob Estresse Farmacológico, permite avaliação mais fisiológica, correspondente à atividade física habitual do indivíduo.

Limitações técnicas que diminuíam seu uso mais frequente foram suplantadas com o advento do Cicloergômetro (Ciclo Maca) – maca com pedal e rotação lateral, que permite ao ecocardiografista obter imagens cardíacas de melhor qualidade e simultâneas ao exercício.

Enquanto o cliente pedala em posição semissentada, o médico monitora a imagem cardíaca e correlaciona o nível de esforço com parâmetros ecocardiográficos tanto de isquemia como de gradientes e disfunção valvar.

É uma ótima opção para avaliação de dor ou dispneia relacionados ao esforço físico, não necessitando nem de punção venosa nem administração de drogas.

Indicações Gerais:

 Em casos de suspeita de doença arterial coronária – obstruções das artérias coronárias, responsáveis pela irrigação do músculo do coração;

 Para avaliação de pacientes submetidos à cirurgia de revascularização miocárdica (ponte de safena ou mamária etc.) ou angioplastia coronária com ou sem colocação de stent;

 Adicionalmente, o ecocardiograma sob estresse na ciclomaca também pode ser utilizado para uma melhor avaliação de valvas cardíacas nativas ou próteses valvares.

Contraindicações:

O exame está contraindicado na fase aguda de síndromes coronárias (IAM e angina instável).

Limitações do Exame:

Indivíduos com limitação ou impossibilidade de realização do esforço físico em esteira ou bicicleta.

A avaliação não é conclusiva quando não se atinge a frequência cardíaca submáxima esperada e não ocorrem sinais de isquemia.

Preparo:

Após o banho, no dia do exame, não utilizar cremes, pomadas ou gel;

Não fumar 2 horas antes e 1 hora após o exame;

Dieta normal 2 horas antes ou dieta leve 1 h antes do exame (o paciente não deve fazer o exame em jejum);

A suspensão de medicação em uso fica a critério do médico assistente e na dependência dos objetivos do exame.
Quando se objetiva o diagnóstico de doença arterial coronária, caso seja possível, a recomendação é realizar o exame sem os remédios que possam mascarar as manifestações isquêmicas, como betabloqueadores, inibidores dos canais de
cálcio e vasodilatadores coronarianos;

Recomenda-se não realizar a Ecocardiografia sob Estresse Físico no mesmo dia da Endoscopia Digestiva e/ou Colonoscopia;

Recomenda-se ao paciente que venha vestido com roupa confortável (agasalho/tênis).

Complicações ou efeitos adversos:

O risco de complicações graves como infarto, arritmias e parada cardíaca é muito baixo e menor que 1 para cerca de 20.000 procedimentos.